7 cuidados ao fazer manutenção preventiva em condomínios
Um condomínio, assim como qualquer imóvel residencial, sofre os desgastes do tempo e do uso contínuo de seus moradores.
Uma das formas de evitar isso e garantir que ele esteja sempre em perfeitas condições, é realizando a manutenção preventiva e periódica em todos os espaços e equipamentos.
Assim, alguns cuidados essenciais devem ser observados. Saiba quais são e ofereça mais qualidade de vida, conforto e segurança aos moradores.
O que é uma manutenção preventiva?
Manutenções preventivas são ações realizadas periodicamente e de forma planejada para manter tudo funcionando perfeitamente, evitar a degradação das estruturas e reduzir o risco de perdas, quebras e acidentes.
Por meio delas, é possível evitar problemas maiores, como ter que fazer manutenções corretivas que acabam pesando mais no orçamento.
Quando fazer manutenção preventiva em condomínios?
A frequência das manutenções deve levar em consideração o período do ano, o sistema ou espaço a ser cuidado.
Portanto, ela pode ser mensal, trimestral, semanal ou anual.
Um jardim, por exemplo, pode exigir cuidados quinzenais, enquanto as caixas d’água podem ser higienizadas semestralmente.
Dica: faça inspeções regulares para detectar problemas com antecedência.
7 cuidados essenciais para uma manutenção preventiva eficiente!
1. Tenha um planejamento detalhado
Independentemente do tamanho do seu condomínio, não abra mão de um planejamento detalhado e completo. Essa é a melhor forma de fazer manutenção preventiva sem esquecer nenhum item ou espaço.
Afinal, existem diversos itens que precisam de atenção, e podem ser facilmente esquecidos na correria do dia a dia.
Além disso, cada item demanda cuidados e prazos específicos.
O que deve constar no planejamento da manutenção preventiva?
Estado das instalações
Após realizar as inspeções, detalhe a condição atual das instalações e equipamentos, incluindo os dados das últimas manutenções corretivas e preventivas.
Instruções de trabalho
Mantenha um documento com todas as orientações necessárias para fazer manutenção preventiva e reparos.
Agenda de manutenção
Tenha um cronograma com informações e datas sobre quais espaços, equipamentos e outros itens devem passar pela vistoria.
Histórico
Mantenha um banco de dados com informações sobre todas as manutenções e ocorrências. Isso ajuda a fazer previsões para melhorar as manutenções e prazos.
Esse planejamento pode ser construído em parceria com a administradora do condomínio. Além de te ajudar a ter melhor controle sobre tudo, ela pode fornecer ou indicar profissionais especializados.
2. Mantenha uma parceria para fazer manutenção de elevadores
Este é o tipo de inspeção e manutenção que só pode ser feita por especialistas.
A própria empresa que instalou os elevadores mantém um contrato de inspeção e manutenção regular e informa as datas. Caso seu condomínio não tenha, providencie e não corra riscos.
3. Reforce os cuidados com os sistemas de segurança
Os cuidados com o sistema de segurança são essenciais.
Independente do tamanho ou complexidade , a regra é a mesma: tudo precisa funcionar de forma impecável, desde o portão e atendimento de portaria, até o sistema de senhas, câmeras e acesso de terceiros.
Para evitar problemas, contrate empresas idôneas e confiáveis para cuidar de tudo.
4. Atenção ao sistema de gás encanado
Este é mais um sistema que exige inspeção e manutenção feitas por profissionais especializados.
Por isso, mantenha um cronograma rigoroso e faça parceria com uma empresa qualificada. Se possível, crie cartilhas para orientar os condôminos sobre como detectar e o que fazer em casos de vazamentos de gás.5. Fique de olho no sistema de combate a incêndios
A manutenção do sistema de combate a incêndios requer maiores cuidados.
Veja o que não pode faltar.
- Escadas: devem estar prontas para uso e livres de quaisquer obstáculos;
- Portas corta-fogo: inspecione regularmente para garantir sua funcionalidade;
- Extintores: crie um cronograma e alertas para mantê-los dentro do prazo de validade e pressão;
- Hidrantes: teste-os periodicamente para evitar ressecamento;
- Reserva técnica de água: verifique a reserva regularmente para que o condomínio esteja sempre pronto para emergências até a chegada dos bombeiros.
5. Jamais se esqueça do sistema elétrico
Fazer manutenção preventiva do sistema elétrico regularmente é fundamental. Isso evita problemas sérios, como risco de fuga de energia que aumenta o consumo, corrosão dos cabos, incêndios e desastres.
Você deve, por exemplo, manter os quadros de energia fechados e emitir anualmente um laudo para comprovar a eficácia do SPDA ― sistema de proteção de descargas atmosféricas (para-raios).
6. Cuidados que não podem faltar no sistema hidrossanitário
- Bomba d’água no sistema hidrossanitário: observe vazamentos e barulhos anormais durante o funcionamento;
- Caixa d’água: para garantir a qualidade da água, a limpeza da caixa deve ser feita a cada seis meses. O ideal é contratar uma empresa especializada para evitar entupimentos e outros problemas;
- Piscina: a piscina é um item que precisa de muitos cuidados, como a filtragem diária da água, o controle do cloro a cada dois dias e retrolavagem semanal dos filtros e aspiração.
São diversos pontos, não é mesmo? Mas nós vamos facilitar ainda mais para o seu condomínio!
Baixe agora o nosso checklist de manutenções e organize este processo com mais eficiência e segurança.
Não cuide de tudo sozinho. Conte com a Attento!
Nós sabemos que fazer manutenção periódica é um trabalho difícil e que pode tomar muito do seu tempo. Mas que tal mudar isso e garantir mais segurança e tranquilidade para você e para os moradores?
Aqui na Attento, você encontra um time de especialistas e uma solução completa em gestão de condomínios que vaifacilitar o seu dia a dia e solucionar diversos problemas!
Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar a fazer manutenção preventiva, corretiva e uma gestão ainda mais eficiente!