Controle de acesso via QR Code: mais segurança para as famílias
Não é de hoje que a segurança é um dos itens primordiais das famílias. Com o crescimento da violência nas grandes cidades e também no interior do Brasil, a busca por tecnologias de segurança em condomínios, como o sistema de controle de acesso via QR Code, só cresce.
Isso porque esse equipamento garante maior segurança aos moradores, diminuindo a possibilidade de ações criminosas e invasões. Quer entender como essa tecnologia funciona e suas principais vantagens? Preparamos esse artigo com as informações necessárias para instalar um controle de acesso via QR Code no seu condomínio. Confira!
Controle de acesso via QR Code: qual a importância de usá-lo?
O QR Code é um sistema que tem sido usado na segurança de condomínios por conta da sua eficiência e proteção dos condôminos. O sistema controla a entrada e a saída de moradores, visitantes e funcionários.
Inclusive, esse tipo de controle via código é um importante agente para a promoção da segurança do condomínio, já que, de forma geral, a portaria é o local de maior vulnerabilidade em relação às ações criminosas e invasões.
Para você ter uma ideia, é justamente por meio da portaria dos empreendimentos residenciais que 90% das invasões a condomínios acontecem.
Como funciona o controle de acesso via QR Code?
A tecnologia QR Code gera códigos personalizados para cada morador por meio de um aplicativo on-line, dificultando o acesso de estranhos ao condomínio. Dessa forma, sempre que o morador precisar entrar ou sair da residência, ele deverá acessar o aplicativo e gerar o código.
Depois disso, ele só necessitará aproximar o celular com o código do leitor e o portão abrirá de forma automática. Já para a entrada de visitantes e prestadores de serviço, o morador também deverá gerar um QR Code temporário pelo aplicativo e enviar por WhatsApp ou SMS.
Para garantir ainda maior segurança, neste código consta todos os dados do visitante, como data e hora, tempo em que permanecerá no local e dados do veículo. Com esse código, ao chegar na portaria, o visitante deverá aproximar o QR Code ao totem para ter o acesso liberado.
Vale lembrar que se o visitante chegar em um horário diferente daqueles registrados no aplicativo, a entrada não será liberada. Além disso, os prestadores de serviços frequentes podem obter acesso permanente, dentro de determinado horário e dia definido pelo morador.
Vantagens de instalar controle de acesso via QR Code
A primeira delas, sem dúvida, é contribuir para a inibição da atividade criminosa, já que por ter uma acesso restrito, dificilmente, criminosos conseguirão entrar no condomínio.
Além disso, esse sistema proporciona maior praticidade na gestão e integração dos sistemas, pois a tecnologia permite a inclusão de permissões fixas, sincronizando com diversos dispositivos, como cancela de entrada e saída, fechaduras digitais de áreas comuns, estacionamento etc.
Outra vantagem é a gestão remota dos dados, já que dispositivos mais modernos permitem que os gestores da área de segurança tenham acesso remoto às permissões concedidas, além do histórico de frequência.
A partir disso, os condomínios podem criar uma portaria remota de acompanhamento dos acessos, barateando os custos e aumentando a segurança, por não ter uma pessoa que pode ser vulnerável às ações criminosas.
Interessante essa tecnologia, não é mesmo?!
Então, não deixe de nos acompanhar nas redes socais, pois trazemos sempre informações importantes, novidades, dicas de como administrar condomínio e as principais tendências do mercado.